Maquetes que fizemos: Feliz 2021

Por Karla Paiva

A ideia

Durante as festas de fim de ano recebemos inúmeras mensagens legais, motivacionais, engraçadas… e nós aqui na Sua Maquete, estamos sempre querendo surpreender, dar o nosso melhor em tudo o que fazemos… e não foi diferente quando decidi elaborar uma “mensagem” criativa de fim de ano

Feliz 2021

Já comentei no texto sobre outra maquete autoral na qual abordo sobre “arte, racismo e pandemia”, mas acho que não cheguei a me aprofundar sobre uma estagnação ou fuga da criatividade, que por anos, me fez focar basicamente em reproduções de projetos de engenheiros, arquitetos, cenógrafos e até mesmo de outros artistas. 

Acompanho o trabalho de muitos artistas miniaturistas, me inspiro, me questiono e tento achar meu caminho… e foi assim com a mensagem de fim de ano… Queria algo meu, uma mensagem real e apesar de falar muuuito em vários momentos, me sinto extremamente limitada com as palavras para momentos de comoção coletiva. Então resolvi seguir meu caminho, sendo breve, mas sincera, desejando “apenas” um Feliz 2021, mas num outdoor, que é uma ferramenta  de comunicação que usamos quando queremos que todos vejam uma mensagem. Ele está velho, sujo, quebrado, mas é meio como me sinto, acabei de completar 40 anos numa quarentena…. Hahaha… 

Brincadeiras à parte, muitas famílias devem estar se sentindo assim, nós também perdemos parentes próximos para o vírus, para a “ignorância”, para a “economia”… inclusive no dia do meu aniversário… e fazer chamadas de vídeo para falar com meus pais foi até menos doloroso de certa forma, pois apesar da distância que tanto me entristece nesse dia, continuamos vivos.

As minhas “pessoinhas” parecem meio atrasadas, talvez…. mas acho que não acreditaram que 2020 ia acabar! Hahaha… Elas são alemães, um amigo trouxe há alguns anos atrás e todo esse tempo olhei para elas em cima da minha mesa, todos os dias! 

Como fizemos e o que usamos

Para o outdoor, fiz apenas a moldura na máquina que corta papel (Silhouette), o restante em pvc de 1mm, cortado com estilete e cola instantânea… Imprimi duas mensagens de fim de ano… Feliz 2020 e Feliz 2021, que está sendo colada na cena criada. Minha impressora só tinha basicamente a cor preta, viajei de férias e acabei não repondo os cartuchos. Pintei a moldura com tinta spray prata e “sujei” com betume diluído em aguarrás.

O andaime parecia um desafio, super fino, o tempo para execução da miniatura era curto, só tinha dois dias para fazer tudo, do zero! Ops, do zero não, o principal eu já tinha elaborado por dias, a ideia! Então usei arames encapados, de fio de telefone, aqueles coloridinhos, que quem está no grupo de risco, fez ou viu uma moda de pulseirinhas e anéis feitos com eles! hahaha…. Só que eu não contava com um detalhe importante, mesmo ele sendo muito fino, ainda era bem fora da escala da maquete, 1/160! 

E aqui quero abrir um parênteses para uma dica que acho relevante: durante todos os anos que eu trabalhei com cenografia, aprendi que o trabalho precisa estar feito, não PERFEITO! Que precisamos nos dedicar ao máximo, mas precisamos fazer! A perfeição nos bloqueia, atrapalha prazos e processos criativos! Comprometa-se a fazer o seu melhor no tempo disponível, pois aquele detalhe minúsculo, pode e vai passar despercebido diante de todos os outros elementos da maquete! Priorize as necessidades e FAÇA

Aproveito para sugerir a leitura do livro, A Coragem de Ser Imperfeito, da Brené Brown, que li ano passado, buscando um caminho para escapar do meu fantasma da perfeição e recomendo muito, não só para artistas, mas para todas as pessoas, que buscam leveza em suas relações profissionais ou pessoais.

A novela do andaime

E após esse longo parentese, ainda sobre o andaime… depois de postar a foto no dia programado e ideal, resolvi refazer! Na verdade era um teste, não achei que seria simples… pois a minha ideia era usar o fio de cobre, aquele fiapinho de cobre mesmo… Cortar um por um e colar com cola instantânea ou misturar essa e a cola de isopor, que fica super resistente para micro colagens. (DICA!) Mas não precisou. Colei as duas laterais principais em seus fios transversais com cola instantânea mesmo e depois colei as laterais que uniriam elas, formando um “quadrado” que é a forma básica da montagem do andaime.

Feliz 2021 - Andaimes

As madeiras são tiras estreitas de uma folha de PET pintadas apenas com betume diluído em aguarrás. Pintei o andaime com tinta spray cinza claro e “sujei” com spray na cor fumê.

Para a base da cena, utilizei um resto de placa de espuma de poliuretano rígida, joguei um spray de cor marrom para parecer terra e por cima, para vegetação, utilizei algumas espumas trituradas na cor verde e grama estática para representar o capim mais seco da cena

Colocamos mais fotos em nosso portfólio, dá uma olhada clicando aqui 😉

Caso você tenha alguma dúvida ou curiosidade, comenta aqui embaixo ou nas nossas redes sociais e Feliz 2021!

Compartilhe em suas rede sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.