Meu TCC sobre maquetes

Por Karla Paiva

O início de tudo

Muitas gente não conhece minha história como maquetista, que começou com um encontro arrebatador na disciplina de modelos e maquetes, cursando o 2º período em Design de Interiores pelo IFPB, na época, ainda CEFET-PB. 

Eu não sabia o que era maquete, nem me lembro de ter visto alguma na vida antes disso… Sério! hahaha… Mas tive a sorte de além de ter professores-mestres incríveis, que não só me abriram as portas para uma profissão, como me deram todo apoio para que eu me desenvolvesse nessa área! 

Os responsáveis por essa bagunça =D

O José Batista, foi meu professor na disciplina de maquetes e depois meu orientador no TCC, me apoiou em todas as fases, inclusive nas piores, com bloqueio de escrita, sempre muito atencioso… Junto com o professor Aarão Júnior e Paulo Peregrino me apoiaram e incentivaram, escrevi até artigo aprovado em congresso baiano sobre expressão gráfica! Em outro post vou falar sobre isso também…

A menina Karla Paiva com os proferrores Aarão Júnior, à esquerda, e Paulo Peregrino
A menina Karla Paiva com os proferrores Aarão Júnior, à esquerda, e Paulo Peregrino

E foi assim que eu descobri que poderia fazer o meu TCC de final de curso. Eles sabiam que as fontes literárias eram escassas (ainda são!) e que íamos ter muitas dificuldades inclusive para aprovarem que eu pudesse escrever sobre o tema, PASMEM! hahaha…

Mas fui em frente, durante o curso, adquirindo os poucos livros e artigos científicos disponíveis para pesquisa na internet, abordei sobre a importância da utilização dos modelos físicos na concepção do projeto. Iniciei com uma abordagem histórica sobre as primeiras maquetes de arquiteto, definições de termos técnicos até o metodologia utilizada na disciplina de maquetes e suas contribuições para o processo criativo de designers e arquitetos. 

Comentem se for útil

Espero que gostem, que contribua para o crescimento dos profissionais da área gráfica, não só maquetistas, e também possa ressaltar mais uma vez o poder desta ferramenta que é a maquete física.

O TCC completo está abaixo, basta clicar no botão para baixá-lo. Boa leitura!

Download “TCC Utilização de modelos físicos na avaliação de projeto, por Karla Paiva” Utilização-de-modelos-físicos-na-avaliação-de-projeto-por-Karla-Paiva.pdf – Baixado 35 vezes – 4 MB

Compartilhe em suas rede sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *