Quanto custa uma maquete?

Por Claudney Neves

Essa é a pergunta mais recorrente que recebemos, desde que iniciamos nossas atividades. Chega de formas distintas, mas a dúvida é a mesma: “quanto custa uma maquete?”, sem maiores detalhes…

Diferente de outras questões, nossa resposta é sempre a mesma, um singelo “depende”.

Quanto custa uma maquete

Muitas variáveis influenciarão no orçamento. Vamos listar algumas aqui:

  1. O tipo da maquete: será apenas uma maquete de estudo, com edificações sem pintura, ou de apresentação de um novo empreendimento, por exemplo, com detalhes realistas.
  2. O tipo de material que será usado: acrílico é mais caro do que MDF, que é mais caro do que PVC expandido…
  3. O recorte: dependendo da decisão anterior, quanto ao material, o recorte a laser poderá ser obrigatório. O PVC expandido pode ser cortado com estilete, MDF e acrílico não, pelo menos não com uma boa qualidade.
  4. A escala: nas maquetes em escalas menores (1:200, 1:300…) muitos detalhes podem ser simplificados, ao contrário, em escalas maiores (1:10, 1:20, 1:50…) será preciso gastar com mais recortes, os acessórios são mais caros e a quantidade de material também poderá ser maior.
  5. O tamanho da maquete: quanto maior a área a ser construída, mais material será usado, logo…
  6. O prazo: prazos muitos curtos podem exigir contratação de mão-de-obra extra ou aumento de carga horário para os atuais funcionários.
  7. O projeto, ou a ausência de um: produzir uma maquete a partir de um projeto é infinitamente mais simples do que ter que criar um, muitas vezes sendo necessário ir ao local da futura construção ou a partir de fotos, imagens aéreas, mapas, etc.
  8. Humanização: se for preciso humanizar a maquete com pessoas, veículos ou outros itens em miniatura, isso também será embutido no valor final, claro.
  9. Vegetação: fabricar vegetação, além de gasto com material, leva tempo, e como já vimos no item 5, isso influencia no custo. Falando nisso, já viram nosso novo modelo de palmeira?
  10. Mobiliário: a maquete terá móveis, churrasqueiras, parquinhos, redários, etc.? Isso também influenciará no preço.
  11. Hidrografia: uma maquete com rios, lagos, praias e outros elementos onde seja necessário criar “água realista” exige uma técnica apurada com uso de resina e acessórios, logo, tempo, material e conhecimento a mais.
  12. Iluminação, movimento e som: projetos com esses detalhes serão bem mais caros que os sem essas implementações.

Você deve ter percebido que o “quanto custa uma maquete?” não é uma pergunta tão simples de ser respondida. Nosso sonho atual é que todos os clientes chegassem a nós com uma mensagem mais ou menos assim:

O pedido perfeito

De: Cliente Perfeito clienteperfeito@empresa.com.br
Date: Terça, 20 Ago 2020 às 10h30
Assunto: Orçamento de maquete
Para: Sua Maquete contato@suamaquete.com.br

Bom dia, gostaria de orçamento para uma maquete realista de um prédio na escala de 1:200. O terreno onde será construído possui 100x30m. Queremos vegetação e humanização com veículos e pessoas.

A fachada do prédio precisará ser iluminada, também será necessário iluminar cinco postes que há no terreno.

Segue projeto anexo em DWG.

Att.

Cliente Perfeito


Enquanto nosso desejo não se realiza, continuaremos recebendo o descompromissado “quanto custa uma maquete”?

Mas agora que você leu este artigo e sabe o que influencia em um orçamento, espalhe a palavra. Sua vaga no paraíso será garantida! 🙂

Compartilhe em suas rede sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *